No Brasil temos cerca de 230 milhões de smartphones em uso1. Nos dias de hoje, dependemos deles para quase tudo. Fazer compras, pagar contas, se relacionar, estudar, trabalhar etc. Como consequência, a necessidade de estar sempre online nos força a utilizar os carregadores de baterias frequentemente, nas mais variadas situações do dia a dia. E esta simples tarefa tem causado sérios acidentes.
No ano passado foram relatadas 11 mortes por choque elétrico provocado por celulares conectados à tomada2. Em 2019 já tivemos ocorrências registradas, como a morte de um jovem de 17 anos, que faleceu ao atender o celular ligado à rede elétrica3 e de uma menina de apenas 3 anos, pelo contato com um aparelho que estava carregando4.
Mas o que pode ser feito para evitar estas tragédias que surgem de hábitos tão comuns no cotidiano das pessoas? Apresentamos aqui algumas das principais recomendações:
Nunca use o celular enquanto ele estiver conectado à tomada elétrica.
Principalmente em locais úmidos ou molhados, como banheiros e áreas de serviço, onde um choque pode ser fatal.
O perigo aumenta ainda mais se estiver chovendo, devido à possível queda de raios.
Atenção com o celular na cama!
É comum que os aparelhos apresentem um certo aquecimento durante o uso. Os travesseiros e roupas de cama dificultam a dissipação de calor. Se você dormir sobre o equipamento ele poderá sobreaquecer, provocando um início de incêndio.
Carregadores piratas, choques e incêndios.
Para baratear o custo, aparelhos de segunda linha acabam eliminando componentes e partes que seriam responsáveis pela segurança, expondo os usuários a sérios riscos. O perigo mora aí!
Sem as barreiras isolantes necessárias, a tensão elétrica que chega ao celular enquanto ele carrega pode facilmente atingir valores perigosos, nas partes que são acessíveis ao toque, como o conector do fone de ouvido, provocando choques.
Outro sério problema está ligado às especificações técnicas: se o carregador fornecer ao celular uma tensão elétrica incorreta, acima da capacidade da bateria, esta irá sobreaquecer, causando incêndios e explosões. Já os carregadores de boa qualidade são protegidos contra sobrecargas e curtos-circuitos.
Se liga nas dicas para comprar carregadores seguros!
Na hora de adquirir carregadores USB adicionais é importante considerar as seguintes recomendações:
- Compre somente produtos no mercado formal, para assegurar a procedência e o direito à garantia;
- Desconfie de produtos com preço muito abaixo dos carregadores originais;
- Escolha sempre marcas reconhecidas pelo mercado. Além dos carregadores tradicionais, algumas empresas conceituadas fabricam também as tomadas USB “para embutir” – uma opção prática, pois você só precisará do cabo, dispensando a fonte externa.
Ajude a prevenir acidentes com eletricidade através da conscientização.
Compartilhe essas ideias!
Referências:
(1) 30a Pesquisa Anual do Uso de TI nas empresas, 2019 – http://bit.ly/2ZLSbkL – acessada em 25/06/2019.
(2) Reportagem “Especialista dá dicas para evitar explosões ao carregar o celular”, publicada em 24/07/2018 http://bit.ly/2IPf41i – acessada em 25/06/2019.
(3) Reportagem “Morte de jovem após choque reacende o alerta: não use o celular na tomada”, publicada em 14/02/2019 http://bit.ly/2ZLzLAE – acessada em 25/06/2019.
(4) Reportagem “Menina de 3 anos morre após levar choque de celular carregando em Pernambuco”, publicada em 25/01/2019 – https://glo.bo/2ZM93Ib – acessada em 25/06/2019.
Pingback: Principais causas de choques elétricos em residências - MarGirius
Meu deus do céu nunca mais vou mexer no celular quanto ele estiver conectado a tomada.