Os relés fotoeletrônicos têm a função controlar lâmpadas e luminárias, a partir das variações da luz natural. Ou seja, acionam a iluminação automaticamente ao anoitecer e desligam ao amanhecer ou após um tempo determinado.
Também conhecidos como “relés fotocélula”, estes dispositivos são muito utilizados, por exemplo, em iluminação pública de ruas e praças, estacionamentos, residências, indústrias, condomínios e outros locais que necessitam deste tipo de controle automático.
Relés fotoelétricos ou fotoeletrônicos?
O comércio oferece relés de ambos os tipos. Embora tenham a mesma função, existem diferenças importantes entre eles, como as seguintes:
- Primeiramente, os relés fotoelétricos utilizam uma tecnologia mais antiga, tendo lâminas bimetálicas1 como elementos principais. Em geral, possuem uma construção interna simples e modelos separados para 127V~ e 220V~. Mas, entre as principais desvantagens está o fato da temperatura ambiente influenciar diretamente o funcionamento dos mesmos.
- Já os relés fotoeletrônicos são mais modernos, possuindo internamente uma placa com componentes eletrônicos. Em geral, esses modelos são bivolt. Portanto, podem se utilizados tanto em 127V~ como em 220V~. E normalmente, seu funcionamento é muito mais estável e preciso, em relação aos modelos fotoelétricos.
Sobre a conexão dos relés fotoelétricos e fotoeletrônicos
A maioria dos relés fotoelétricos e fotoeletrônicos utiliza uma das seguintes formas de conexão:
- Conector padrão NBR-51232: os relés deste tipo necessitam de uma tomada ou base para a instalação. Assim, eventuais manutenções se tornam simples, pois a troca do relé não requer alterações na fiação elétrica existente.
- Cabos (“fios”): também conhecidos como “relé fácil”, estes modelos já possuem um suporte para fixação, e os “fios” saem diretamente do relé, dispensando, portanto, a base ou tomada.
Referências:
1 Saiba mais sobre as lâminas bimetálicas neste artigo: https://bit.ly/2SvaLPL – Acessado em 07/05/2021.
2 Norma NBR-5123:2016 – Relé fotocontrolador intercambiável e tomada para iluminação – Especificação e ensaios. Publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quer conhecer alguns dos principais modelos fabricados pela MarGirius e suas vantagens?
E mais: orientações para a correta ligação e instalação?
Clique aqui, assista esse vídeo e
Siga-nos em nossas redes sociais