Os pressostatos são interruptores automáticos, utilizados com frequência em equipamentos pneumáticos, de refrigeração, irrigação entre outros. Eles têm a capacidade de monitorar e/ou controlar a pressão de um sistema, mantendo-a dentro de limites definidos, ligando ou desligando partes de um circuito elétrico, quando a pressão estiver fora da faixa estabelecida.
Pressostatos para compressores de ar
Embora existam pressostatos para diversas finalidades, um dos modelos comerciais mais comuns é utilizado nos compressores de ar. Estes equipamentos são essenciais para o funcionamento de ferramentas e aparelhos pneumáticos, como pistolas de pintura, furadeiras, instrumentos odontológicos entre outros. Portanto, estão presentes em locais como oficinas, indústrias e consultórios. Os pressostatos para esta finalidade também são conhecidos como “automáticos de compressor”. Veja um exemplo na figura abaixo.
Princípio de funcionamento
Em geral, os pressostatos para compressores de ar utilizam o princípio eletromecânico, em que um diafragma, ou espécie de borracha, é associado à molas e contatos elétricos, que ligam ou desligam de acordo com o nível de pressão aplicado.
Ao energizar um compressor com o cilindro “vazio”, o pressostato já ligará o motor, iniciando a pressurização do sistema. Ou seja, a pressão de ar no tambor aumentará gradualmente, até atingir o valor máximo regulado no pressostato. Nesse momento, o pressostato desligará o motor, a fim de evitar danos no próprio equipamento.
Com a utilização do ar comprimido, a pressão começa a cair, até chegar no valor mínimo regulado no pressostato. Nesse ponto, o motor volta a funcionar. Assim, o ciclo se repete sucessivamente.
A diferença de pressão entre os valores máximo e mínimo de um pressostato é conhecida como diferencial. Esse diferencial é importante para evitar que o compressor ligue e desligue frequentemente em torno do mesmo valor de pressão, pois isso poderia danificar os componentes do compressor.
Veja na figura abaixo o exemplo de um pressostato com regulagem de 80/120psi. Neste caso, a pressão interna no reservatório do compressor irá variar entre 80psi e 120psi. Ou seja, o pressostato desligará em 120psi e voltará a ligar em 80psi, mantendo um diferencial de 40psi.
Pressostatos para redes de combate a incêndios
Alguns modelos de pressostatos para compressores de ar também podem ser utilizados em redes pressurizadas de água, como parte de sistemas de combate a incêndios. Nesta aplicação, os pressostatos são conectados à rede de água, monitorando constantemente a pressão. Ou seja, quando esta cai abaixo de um determinado limite, o pressostato aciona a bomba correspondente, capaz de fornecer água com alta vazão e pressão, necessárias para essa finalidade.
Outros modelos e aplicações
Esses são apenas exemplos de pressostatos e suas aplicações. Além desses, existem, por exemplo, modelos específicos para uso em sistemas de irrigação na agricultura, chuveiros e duchas domésticas e versões para fins industriais, indispensáveis nos mais variados segmentos de atuação.
Siga-nos em nossas redes sociais