Instalações elétricas antigas, mal dimensionadas ou com outras deficiências causam sérios acidentes1. Pensando nisso, apresentamos algumas dicas importantes para a hora de construir ou reformar, a fim de obter uma instalação elétrica segura e funcional. Elas vão ajudar muito quem precisa de direcionamento e não sabe por onde começar:
Providenciar o projeto elétrico
A elaboração de um projeto com base nos requisitos da norma ABNT NBR 5410 (Instalações elétricas de baixa tensão) irá assegurar que as exigências mínimas necessárias serão atendidas para garantir a segurança.
Prever tomadas adicionais
Um número maior de tomadas em locais estratégicos diminuirá a futura necessidade de usar benjamins e extensões.
Empregar mão de obra qualificada
O projeto elétrico somente fará sentido se for executado corretamente por profissionais especializados. Pesquise sempre e busque por referências antes de contratar.
Utilizar somente materiais de procedência
Procure por marcas tradicionais, reconhecidas pela qualidade e garantia, que ofereçam um atendimento eficiente aos consumidores. E adquira sempre os produtos no mercado formal, para assegurar a procedência.
Cuidado com a economia, quando o assunto é segurança!
Uma instalação realizada de forma incorreta, ou com materiais de qualidade duvidosa pode causar choques elétricos, sobreaquecimento de cabos (fios), contas de energia elevadas devido à fuga de corrente, queima de aparelhos e outros transtornos.
Durante uma reforma ou construção, geralmente as pessoas tendem a se concentrar em materiais como revestimentos, porcelanatos, detalhes em madeira e outros com maior apelo estético. Mas não podemos esquecer que todo este patrimônio estará em risco se ocorrer uma falha grave na instalação.
Como diz aquele velho ditado: “O barato sai caro! ”.
Referências:
(1) Anuário Estatístico 2019 – Ano base 2018, publicado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade.http://abracopel.org/ – Acessado em 12/07/2019
Realmente!!! Instalação elétrica é coisa séria, e pode causar sérios acidentes quando negligenciada.
Ou executada por profissionais desqualificados