O DR (Diferencial Residual) é um dispositivo de proteção, que detecta a passagem excessiva de corrente elétrica para a terra (aquela que ocorre durante um choque elétrico, por exemplo), desligando a energia automaticamente, antes que ocorram efeitos fisiológicos perigosos.
Por que utilizar o DR?
De acordo com um levantamento realizado pela Abracopel no ano de 2020, mais de 200 pessoas perderam a vida no Brasil em consequência de choques elétricos em ambientes residenciais, ou seja, dentro de casa!
Além disso, de acordo com a norma ABNT NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão, é obrigatória a instalação de dispositivos como o DR nos circuitos de alimentação dos seguintes locais:
- Banheiros (nas banheiras, chuveiros e tomadas);
- Áreas externas;
- Áreas internas onde possam ser ligados equipamentos de uso externo;
- Cozinhas, copas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e outros locais molhados ou sujeitos a lavagens.
Embora o uso do DR seja uma forma eficaz de proteger as pessoas contra choques elétricos, estudos realizados no ano de 2017 mostraram que apenas 21% das residências pesquisadas possuíam este componente instalado.
Infelizmente, em parte, isso ocorre pelo desconhecimento do perigo que a falta deste dispositivo representa.
Também é importante saber:
- Os DRs utilizados na proteção das pessoas devem ter alta sensibilidade (corrente residual menor ou igual a 30mA), para que atuem antes da corrente elétrica causar danos ao organismo.
- Os DRs devem ser testados periodicamente para garantir o funcionamento correto. Para isto, basta apertar o botão “teste” (com o DR energizado). Isto deverá causar o desligamento do mesmo.
- O uso do DR não dispensa outros meios de proteção, como o aterramento adequado, o bloqueio de acesso de partes energizadas contra contatos acidentais e outros.
- Instalações elétricas com falhas de isolação (com fugas excessivas de corrente para a terra) não são compatíveis com os DRs, pois causariam o desligamento frequente dos referidos dispositivos.
- Aparelhos ligados em circuitos protegidos por DRs (como chuveiros, aquecedores, torneiras elétricas e outros) devem ser compatíveis com esses dispositivos. Em geral, esta informação é encontrada nas embalagens e/ou nos manuais dos próprios aparelhos.
Pingback: Como limpar interruptores e tomadas com segurança? - MarGirius
Pingback: Principais causas de choques elétricos em residências - MarGirius
Pingback: Causas de choques elétricos em residências - Elétrica União