Frequentemente é necessário interligar duas chaves boia nos sistemas de recalque1, para o bombeamento da água de um reservatório inferior, como um poço ou cisterna, para outro reservatório superior (caixa-d’água). Nesta aplicação, elas realizam as seguintes funções:
- No reservatório superior, a chave boia ligará a bomba quando o nível mínimo for atingido e desligará quando a caixa estiver cheia, evitando assim o transbordamento;
- No poço ou cisterna, a chave boia desligará somente quando o nível de água diminuir excessivamente (caso falte água da rua, por exemplo), evitando assim que a bomba “queime” por funcionar a seco.
As ligações de ambas devem seguir o esquema ilustrado abaixo:
Importante:
- O exemplo acima mostra a ligação direta da bomba em uma rede de 127V~ ou 220V~ fase/neutro. No caso de redes de 220V~ fase/fase, será necessário utilizar um disjuntor bipolar.
- Para bombas trifásicas e/ou de potências maiores que aquelas especificadas para as chaves boia, será necessário incluir contatores ou dispositivos equivalentes.
- As emendas dos cabos (“fios”) não podem ficar em ambientes molhados. Quando a aplicação exigir, como no caso de poços, por exemplo, utilize chaves boia com cabos longos de fábrica.
Sobre a instalação:
- De acordo com as exigências das normas técnicas e necessidades de cada instalação, outros componentes, como dispositivos de proteção contra surtos (DPS), interruptores diferenciais residuais (DR) e relés de falta de fase podem ser acrescentados.
- Somente pessoas qualificadas devem realizar as instalações elétricas, de acordo com a norma brasileira correspondente2.
Referências:
1 Norma NBR-5626:2020 Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto, execução, operação e manutenção, publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
2 Norma NBR-5410:2004 – Instalações elétricas de baixa tensão, publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Siga-nos em nossas redes sociais