As tomadas USB são alternativas práticas e discretas para os carregadores tradicionais de celulares e de outros dispositivos. Isto porque permitem a conexão direta dos aparelhos, sem a necessidade de adaptadores externos.
Nessas tomadas, a placa eletrônica do carregador fica “escondida” dentro de um módulo embutido na parede.
Além de práticas, as tomadas USB oferecem comodidade, pois a instalação em locais onde o uso dos celulares é mais frequente permite que estejam sempre à mão. Além disso, não correm o risco de serem perdidas, como pode acontecer com os carregadores portáteis.
Elas gastam energia enquanto não estão carregando?
Nesse caso, o consumo de energia é mínimo, normalmente abaixo de dois décimos de KWh por mês. Ou seja, não é significativo em relação aos demais equipamentos, mesmo se forem instaladas diversas tomadas USB no local. E como no caso das TVs, que também ficam em stand-by para que o controle remoto possa funcionar, vale a pena pela comodidade!
Capacidade das tomadas USB
A capacidade de corrente ou “amperagem” se refere à “quantidade de energia” que a tomada USB ou carregador consegue fornecer à bateria. Em geral, quanto maior esse número, mais rápida será a carga. Para os equipamentos atuais, recomenda-se modelos de 2A ou mais.
Como ligar as tomadas USB?
As tomadas USB são energizadas do mesmo modo que uma tomada comum, porém sem a necessidade do “fio” terra. Na maioria das vezes, elas também são bivolt automáticas. Ou seja, permitem a ligação tanto em redes de 127V~ como de 220V~.
Exemplos práticos de instalações de tomadas USB
Nos locais que já possuem uma tomada comum, é fácil adicionar uma tomada USB, já que os “fios” necessários para a ligação já estão na própria caixa. Veja o exemplo abaixo:
Para conhecer o passo a passo de como trocar uma tomada simples por uma tomada simples com USB, assista a este vídeo curto.
Em alguns casos, também é possível trocar dois interruptores comuns por um interruptor duplo, que ocupa apenas um módulo. Assim, sobra espaço para a tomada USB. Veja o exemplo abaixo:
Importante!
- O cabo que será usado para conectar a tomada USB ao aparelho a ser carregado afeta o funcionamento, segurança e até o tempo de carga. Portanto, utilize somente cabos USB de boa qualidade.
- Antes de alterar ou modificar as instalações elétricas, é indispensável verificar se a mesma está em ordem, de acordo com as normas técnicas, a fim de garantir a segurança. Caso apresente sinais de que necessita de uma reforma urgente, procure um profissional qualificado para a regularização.
Siga-nos em nossas redes sociais
Tivemos uma palestra aqui em Campos dos Goytacazes dia 25/05 e foi excelente muito aproveitando.