A luz desempenha um papel fundamental na criação de espaços aconchegantes, funcionais e agradáveis. No entanto, saber como controlar a iluminação dos ambientes de forma adequada para produzir os efeitos desejados pode ser um desafio.
Primeiramente, o projeto de iluminação deve prever os recursos necessários. Por exemplo, a criação de diferentes cenários em um mesmo espaço, proporcionando flexibilidade na utilização do ambiente. Assim, uma sala pode se tornar tanto um local perfeito para conversas em uma reunião de família, como também um ambiente ideal para assistir TV. Basta controlar as lâmpadas e luminárias de forma a proporcionar o nível de iluminação adequado para cada utilização.
Felizmente, hoje existem diversas alternativas para realizar o controle da iluminação. Na sequência, vamos apresentar algumas das mais utilizadas para essa finalidade.
Interruptores comuns
Uma das maneiras mais comuns de controlar a iluminação utiliza os interruptores eletromecânicos, acionados manualmente. Com eles, é possível ligar e desligar uma ou mais lâmpadas, de acordo com a necessidade ou preferência dos habitantes.
Hoje em dia, são comuns os projetos de iluminação que utilizam muitos pontos de luz com controles individuais. Para essas situações, existem interruptores duplos, também conhecidos como interruptores de meio módulo, que otimizam o espaço das caixas embutidas da parede.
Interruptores touch
Embora os interruptores touch também liguem ou desliguem a iluminação através de comandos manuais, esses modelos utilizam um circuito eletrônico ao invés de mecanismos com molas e outras peças móveis, como ocorre nos interruptores convencionais. Portanto, são mais modernos e de certa forma, mais acessíveis.
Interruptores inteligentes touch
Os interruptores inteligentes touch são uma alternativa mais avançada, pois permitem o controle da através de uma conexão Wi-Fi. Com eles, é possível realizar diferentes funções, como programar horários específicos para ligar ou desligar as luzes de determinados ambientes, além de controlar a iluminação por comando de voz, com o auxílio de assistentes como Alexa ou Google Assistant.
Controladores inteligentes
Os controladores inteligentes oferecem funcionalidades parecidas com àquelas dos interruptores inteligentes touch, além de permitir a associação com interruptores comuns, o que é importante para manter o padrão dos acabamentos elétricos no ambiente.
Variadores de luz
Alguns tipos especiais de lâmpadas permitem a utilização dos variadores, também conhecidos como “dimmers”. Elas oferecem a possibilidade de regular a intensidade da luz por elas emitida. Ou seja, um recurso que pode ser útil na criação de diferentes cenários nos ambientes.
Conclusão
O controle da iluminação dos ambientes pode ser realizado de diversas formas, a fim de garantir um espaço agradável e adequado às necessidades de cada momento. Seja através de acionamento manual ou automação residencial, investir em soluções que proporcionem conforto visual é indispensável para criar um ambiente mais acolhedor e funcional.
Siga-nos em nossas redes sociais