Soluções fáceis e práticas para “aumentar” o número de tomadas, ou mesmo para conectar um aparelho cujo plugue não encaixa na tomada disponível, os adaptadores são muito utilizados no dia a dia das residências1.
A princípio, os mais populares são os adaptadores múltiplos2, também conhecidos como “benjamins”, “pinos T” ou “pinos 3 saídas”, que ampliam o número de tomadas, sem a necessidade de alterar a instalação elétrica do local.
Existem ainda os adaptadores de conversão de sistemas3, que permitem a ligação de um único plugue à uma tomada não compatível a ele.
Os adaptadores “legalizados” têm a marca Inmetro. Ela é indispensável, porque indica que os produtos atendem aos requisitos mínimos de qualidade e segurança exigidos pelas normas técnicas4.
Utilize os adaptadores, mas com moderação!
Os adaptadores de boa qualidade permitem uma utilização segura, desde que:
- A conexão com a tomada fique “firme”, sem folgas. Isto porque contatos elétricos “frouxos” causam aquecimento excessivo e podem até iniciar um incêndio;
- A instalação elétrica interna da tomada (“fios” e dispositivos de proteção, como disjuntores) esteja em ordem;
- A capacidade elétrica máxima do adaptador seja respeitada. Ou seja: a soma das correntes (ou “amperagens”) de cada equipamento que se pretende conectar ao adaptador deve ser menor que a corrente marcada no mesmo.
Referências:
1 Publicação: “Raio X das instalações elétricas residenciais brasileiras”. Disponível em https://bit.ly/3zsqFLE – Acessado em 14/06/2021.
2 Norma NBR-14936:2006 – Plugues e tomadas para uso doméstico e análogo – Adaptadores – Requisitos específicos, publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) – Definições – Item 3.33
3 Norma NBR-14936:2006 – Plugues e tomadas para uso doméstico e análogo – Adaptadores – Requisitos específicos, publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) – Definições – Item 3.34
4 Normas NBR 14136:2012 Plugues e tomadas para uso doméstico e análogo até 20 A/250 V em corrente alternada – Padronização e NBR-14936:2006 – Plugues e tomadas para uso doméstico e análogo – Adaptadores – Requisitos específicos, publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Siga-nos em nossas redes sociais