De forma simples, os microinterruptores de ação rápida possuem um mecanismo interno que movimenta os contatos elétricos, ligando-os ou desligando-os em uma velocidade que não depende daquela aplicada em seu atuador. Ou seja, esse mecanismo evita que o interruptor fique em uma condição instável, “sem saber” se liga ou desliga.
Em geral, esses interruptores possuem ação momentânea, ou seja, não possuem retenção. A figura abaixo ilustra alguns modelos comerciais desses microinterruptores, das séries 47000, 40000 e MG-2600, respectivamente.
Embora todos os modelos acima sejam de ação rápida, variam na capacidade elétrica, tipo de atuador (como alavanca ou rolete, por exemplo) e número de terminais (onde os “fios” são ligados).
Por conta de suas características, os interruptores de ação rápida encontram aplicação em inúmeros aparelhos, máquinas e dispositivos eletroeletrônicos, como os exemplos a seguir:
Eletrodomésticos
A utilização dos microinterruptores de ação rápida é comum em máquinas de lavar, processadores de alimentos, liquidificadores, churrasqueiras e fritadeiras elétricas, climatizadores entre tantos outros. Em geral, suas funcionalidades estão ligadas à segurança, a fim de evitar, por exemplo, que o batedor de uma máquina de lavar gire com a tampa aberta, evitando o perigo de acidentes.
Movimentadores industriais e portões eletrônicos
Nesses equipamentos, normalmente os microinterruptores de ação rápida têm a função de fim de curso. Ou seja, eles enviam o comando para que o motor mude o sentido de rotação no momento certo, a fim de abrir ou fechar o portão, por exemplo.
Máquinas e equipamentos industriais
Os microinterruptores de ação rápida são amplamente utilizados em máquinas de panificação, açougue e outras. Em geral, nestes equipamentos a função dos microinterruptores pode estar ligada tanto aos sistemas de segurança como ao próprio funcionamento das máquinas ou equipamentos.
Outras aplicações
Além dos exemplos acima, é comum encontrar microinterruptores de ação rápida em equipamentos médicos, odontológicos, veterinários, avicultura entre outros, para desempenhar funções que necessitem de suas características construtivas. Portanto, são componentes essenciais para o funcionamento correto e seguro de inúmeros aparelhos e dispositivos eletroeletrônicos, utilizados nos mais variados segmentos de atuação.
Siga-nos em nossas redes sociais