O controle remoto inteligente é um dispositivo eletrônico, capaz de conectar-se à internet por meio de uma rede Wi-Fi, que pode ser muito útil como parte de um sistema de automação residencial. Isto porque ele permite “transformar” certos aparelhos comuns em “inteligentes”, controláveis à distância, por meio de aplicativos ou por comandos de voz, com o auxílio de assistentes como Alexa ou Google Home.
Em geral, os controles remotos inteligentes disponíveis no mercado têm a aparência de uma pequena caixa plástica, como exemplificado na figura abaixo. Sua construção permite a emissão dos raios infravermelhos por praticamente todos os lados, ampliando o alcance, a fim de possibilitar o controle de diversos equipamentos no ambiente onde estejam instalados.
O Funcionamento
O princípio de funcionamento do controle remoto inteligente é similar ao dos controles infravermelhos comuns, acionados manualmente por meio de teclas. No entanto, a tecnologia dos controles inteligentes permite a ativação remota das funcionalidades. Além disso, um único controle inteligente é capaz de acionar diversos equipamentos no mesmo ambiente, como uma TV, um aparelho de ar-condicionado e um home theater, por exemplo.
A versatilidade
Praticamente, qualquer equipamento com controle remoto infravermelho comum também permite o comando por um controle remoto inteligente. Na maioria das vezes, a adição dos aparelhos controlados pode ser realizada através do próprio aplicativo, a partir de uma biblioteca, com inúmeras opções de marcas e modelos disponíveis.
Além disso, alguns controles remotos inteligentes oferecem a possibilidade de criar controles “virtuais” personalizados, tecla por tecla, a partir do controle original do aparelho a ser comandado. Ou seja, nesse caso o controle inteligente possui a funcionalidade “aprender”.
Exemplos de aplicações práticas
Ligar o aparelho de ar-condicionado à distância. O controle remoto inteligente permite, por exemplo, ligar o aparelho de ar-condicionado uma hora antes de chegar em casa ou no escritório. Assim, ao entrar no local, o ambiente já estará climatizado.
Ligar a TV remotamente. Durante uma viagem, por exemplo, o controle remoto inteligente permite ligar a TV, simulando a presença de pessoas no local, contribuindo assim para a segurança.
Utilizar aparelhos comuns ou “não inteligentes” em automações residenciais. Uma vez integrado a assistentes virtuais, como Alexa ou Google Home, o controle remoto inteligente torna possível acionar aparelhos comuns, por meio de simples comandos de voz. Além disso, é possível criar cenários elaborados que envolvam esses mesmos aparelhos, proporcionando maior praticidade, comodidade e segurança.
Conclusão
Em suma, o controle remoto inteligente é uma solução que oferece a possibilidade de comandar diversos aparelhos, a partir de qualquer lugar com conexão à internet, trazendo os benefícios da automação residencial ao seu alcance.
Siga-nos em nossas redes sociais