Por que a necessidade de aumentar o número de tomadas é tão frequente? Nos últimos anos, o número de aparelhos elétricos e eletrônicos nos lares vêm aumentando rapidamente. São smartphones, tablets, cafeteiras, fritadeiras elétricas e uma infinidade de outros produtos, que surgiram para facilitar e tornar a vida muito mais prática e cômoda. Porém, essa evolução implica em um problema prático: faltam tomadas para ligar todos eles.
Mesmo nas instalações elétricas mais novas, realizadas de acordo com a norma técnica ABNT NBR-5410:2004, que define a quantidade mínima de pontos de tomadas por cômodo, é preciso considerar as necessidades caso a caso. Para saber mais sobre o tema, veja este outro artigo em nosso blog.
Felizmente, existem diversas soluções práticas que permitem resolver, ou pelo menos minimizar o problema da falta de tomadas. A seguir, conheceremos algumas das principais.
Aproveite ao máximo os espaços das caixas existentes
Essa é uma das soluções mais recomendadas, pois permite manter o padrão dos acabamentos elétricos no ambiente. Ou seja, onde já existe uma tomada e há espaço de sobra, basta trocar a placa e adicionar mais módulos. Além disso, é uma modificação simples, já que os “fios” necessários para a ligação já estão no lugar.
Mesmo se a caixa já estiver toda ocupada, por exemplo, com uma tomada e dois interruptores, estes últimos podem ser trocados por um módulo de interruptor duplo. Assim, sobrará espaço suficiente para mais uma tomada.
Nas caixas montadas com controles de ventilador de teto, também é possível adicionar uma tomada, com a ajuda do interruptor duplo. Porém, na maioria desses casos, será necessário descer mais um “fio” na caixa.
Instale caixas de sobrepor
As caixas de sobrepor, interligadas com canaletas, também representam uma alternativa prática para aumentar o número de tomadas, pois dispensam a quebra de paredes, tetos e outros serviços de alvenaria. Isto porque sua fixação é feita através de parafusos e/ou fitas adesivas apropriadas.
Utilize multiplicadores de tomadas
Geralmente, os benjamins e outros multiplicadores de tomadas, como as populares réguas, são os recursos mais populares para aumentar o número de tomadas, pois são acessíveis, rápidos e práticos.
Entretanto, o uso seguro destes acessórios depende de alguns cuidados, como não ultrapassar a capacidade elétrica máxima que eles suportam. Caso contrário, poderão ocorrer sobreaquecimentos perigosos.
Afinal, qual é a melhor alternativa?
Todas as opções apresentam vantagens e desvantagens. Se por um lado, os multiplicadores de tomadas são os mais práticos, por outro, podem incomodar no visual do ambiente, devido aos “fios” e aos próprios acessórios que ficam aparentes. Além disso, é necessária atenção durante o uso para evitar sobrecargas.
Já a instalação de caixas de sobrepor permite distribuir os “fios” dos aparelhos de modo mais organizado. Porém, as canaletas e caixas também ficam aparentes, e podem não combinar com a decoração do espaço.
Portanto, a instalação de novas tomadas embutidas é mais indicada, por exemplo, quando se deseja uma solução mais discreta, que preserve a harmonização do ambiente – ainda mais se forem posicionadas em locais próximos aos aparelhos, de forma que os “fios” não fiquem tão aparentes. Porém, em certos casos, o investimento e o tempo necessários para este tipo de instalação são maiores que as outras alternativas.
Importante!
Em qualquer caso, antes de aumentar o número de aparelhos ligados à uma instalação elétrica, é indispensável verificar se a mesma está em ordem, de acordo com as normas técnicas, a fim de evitar sobreaquecimentos, choques e danos em componentes ou aparelhos. Se a instalação elétrica apresentar sinais de que necessita de uma reforma urgente, procure um profissional qualificado para a regularização.
Siga-nos em nossas redes sociais