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Dicas para manter sua loja mais organizada

Para se destacar da concorrência, atrair as pessoas e vender mais, é importante manter sua loja organizada. Além disso, a aparência do local também pesa muito. Isto porque os consumidores estão cada vez mais exigentes. E a demora para encontrar algo, ou mesmo o visual de produtos amontoados ou misturados podem trazer uma impressão muito negativa.

Embora sejam inúmeros os fatores que ajudam a manter uma loja organizada, separamos alguns dos principais, que podem contribuir para uma experiência de compra mais positiva. Assim, aumentamos a expectativa de novas visitas e futuros negócios, quem sabe até de amigos e parentes dos clientes satisfeitos.

Organização dos produtos

Em geral, quando um consumidor sai de casa para comprar um produto, ele entra na loja e vai direto ao local onde esse tipo de material está exposto, esperando encontrar lá todas as opções disponíveis para venda.

Assim, é importante manter produtos relacionados de diversos modelos no mesmo local. Interruptores residenciais, por exemplo, “conversam” com tomadas, balizadores, sensores de presença de embutir, entre outros. Alguns acessórios, como protetores de tomadas, também têm o potencial de aumentar o valor da venda em alguns casos.

Outro ponto de atenção é manter os produtos acessíveis, evitando também que fiquem apertados nas prateleiras ou expositores, de modo que o cliente tenha dificuldades para tirar um sem trazer outras peças com ele.

Identificação dos produtos

A marcação dos produtos é importante para cumprir a legislação e também para agilizar o processo de compras. Os preços devem estar visíveis, podendo constar nos próprios produtos ou nos expositores ou gôndolas correspondentes, assim como outras informações complementares, quando necessário.

A recomendação é padronizar o formato e o local das marcações em todos os produtos da loja, facilitando a localização das mesmas pelos clientes.

Exposição dos produtos

A exposição dos produtos exige planejamento, para atrair a atenção e facilitar o processo de escolha e compra, principalmente daqueles itens que são de “venda ativa”. Ou seja, produtos que em geral os consumidores não pedem simplesmente porque não sabem que existem.

Nas áreas de exposição, normalmente a variedade é mais importante que a quantidade. Portanto, não é necessário ter todo o estoque no mesmo local. Porém, a reposição deve ser contínua, para garantir a visualização dos itens disponíveis para venda.

Na medida do possível, crie áreas ou peças de exposição que permitam demonstrar na prática os produtos, a fim de proporcionar aos consumidores uma ideia realista do ambiente com o material aplicado.

Dicas para manter sua loja mais organizada imagem da loja

Organização do processo de vendas

A organização da loja não se restringe apenas aos produtos, mas inclui todas as etapas do processo de vendas, desde o momento em que o cliente entra na loja até o check-out. E também os processos de reposição e controle dos estoques, uma vez que podem afetar diretamente a experiência de compra.

Capacitação da equipe

Uma vez definidas as etapas do processo de vendas, é indispensável ter os colaboradores treinados. Conhecer os produtos, saber onde estão, o que responder em caso de dúvidas ou mesmo como resolver eventuais problemas são princípios básicos.

Para ajudar nesta tarefa, diversos fabricantes de produtos oferecem informações gratuitas em seus blogs. Elas podem ajudar muito no dia a dia dos profissionais de vendas.

Conclusão

Naturalmente, existem outros fatores que contribuem para organização de uma loja. Portanto, é indispensável avaliar quais deles são mais valorizados pelos seus clientes, e desenvolvê-los. Assim, você estará agindo de forma objetiva para o sucesso de seu empreendimento.

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