As caixas de sobrepor oferecem uma alternativa rápida, prática e flexível para ampliar e modificar as instalações elétricas. Isto porque dispensam a quebra de paredes e tetos, evitando uma série de transtornos.
Assim, para quem gosta de renovar os ambientes de tempos em tempos, elas podem ajudar muito. Porque mudar móveis de lugar, trocar peças de decoração e até mesmo pintar as paredes, são atividades que não requerem serviços de alvenaria. Já os acabamentos embutidos trazem esse inconveniente.
Para interligar as caixas de sobrepor, geralmente utilizam-se canaletas plásticas, fixadas com fita adesiva dupla face, por onde passam os “fios”.
Quanto ao acabamento, é comum encontrar modelos nas cores branco e preto, que podem se destacar ou se integrar à decoração do espaço, de acordo com a preferência dos habitantes.
Tipos de caixas de sobrepor
No mercado existem inúmeros modelos e tamanhos de caixas de sobrepor. As opções modulares são as mais versáteis, pois permitem a montagem de conjuntos personalizados, que atendem as necessidades da maioria dos projetos.Outra grande vantagem dos modelos modulares é a possibilidade de acompanhar o padrão de outros interruptores e tomadas já existentes no local, proporcionando um visual harmonizado.
E além das caixas de sobrepor exclusivas para interruptores e tomadas, existem outros modelos maiores, que permitem a montagem de disjuntores. É comum encontrar esses tipos em instalações de aparelhos de ar condicionado, entre outras aplicações.
Acerte na hora de comprar
- Verifique se as caixas, módulos e canaletas brancas são resistentes à radiação UV (ultravioleta), a fim de evitar o amarelamento precoce, para preservar a cor e a durabilidade das peças.
- Dê preferência às caixas mais profundas, para facilitar a ligação dos “fios”, bem como a montagem dos módulos.
- Confira se as caixas possuem marcações internas para diversos tamanhos de canaletas. Isto também facilita a instalação, pois elas orientam o corte para encaixe no local certo, proporcionando um melhor acabamento.
Sobre a instalação
De acordo com a norma brasileira de instalações elétricas de baixa tensão (NBR 5410), o projeto, a execução, a verificação e a manutenção das instalações elétricas devem ser realizados somente por pessoas qualificadas.
Pingback: 3 dicas para decorar seus espaços com os produtos MarGirius