As chaves boia são utilizadas com frequência no controle automático do nível de água em sistemas de recalque¹, que realizam o bombeamento da água de um reservatório inferior (poço ou cisterna) para um reservatório superior (caixa-d’água). Nesta aplicação, são necessárias duas chaves boia, interligadas com uma mesma bomba, conforme ilustrado abaixo:
Neste exemplo, a chave boia instalada na caixa-d’água ligará a bomba quando o nível mínimo for atingido, e desligará a mesma quando a caixa estiver cheia, evitando assim o transbordamento.
Já a chave boia colocada no poço ou cisterna desligará somente se o nível de água diminuir excessivamente (caso falte água da rua, por exemplo), evitando assim que a bomba “queime” por funcionar a seco.
É importante saber:
- Além das chaves boia e da bomba, devem ser utilizados componentes de proteção, tais como disjuntores, interruptores diferenciais residuais (DRs), dispositivos de proteção contra surtos (DPSs) entre outros, de acordo com as necessidades de cada instalação.
- A critério do projeto elétrico do sistema, ao invés de usar as chaves boia para ligarem diretamente a bomba, as mesmas poderão acionar outros dispositivos de comando, tais como contatores² (veja o exemplo abaixo), que proporcionam uma série de vantagens em diversos casos.
- Para garantir a segurança e o funcionamento adequado, toda a instalação elétrica do local deverá atender aos requisitos da norma brasileira correspondente³.
Referências:
¹Norma NBR 5626:2020 – Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto, execução, operação e manutenção, publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
²Norma NBR IEC 60947-1:2013 – Dispositivo de manobra e comando de baixa tensão – Parte 1: Regras gerais – Definição no item 2.2.12.
³Norma NBR-5410:2004 – Instalações elétricas de baixa tensão, publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).