Uma solução prática e comum para “levar” a energia elétrica aos locais que não possuem tomadas ou que estão distantes delas, é o uso das extensões.
Mas será que é seguro? Vamos trazer aqui algumas informações a respeito, que te ajudarão a escolher e utilizar corretamente estes acessórios com segurança.
Primeiro, é importante examinar a extensão.
Pontos importantes a serem observados:
Presença da marca Inmetro (como no exemplo ao lado) nas seguintes partes do produto: plugue, cabo e tomada. Ela é a garantia de que o produto atende os critérios mínimos de segurança definidos pelas normas técnicas.
Verifique se a extensão está intacta, sem deformações e sem “descascados” que exponham os filamentos metálicos dos cabos (“fios”). Isso é importante para evitar choques e curtos-circuitos. Lembre-se: dependendo das circunstâncias, um choque elétrico pode ser fatal.
Certifique-se de que o encaixe dos pinos do plugue na tomada está firme, conectando com pressão, pois contatos “frouxos” causam sobreaquecimentos. Nunca use produtos “piratas”, nem adquira materiais elétricos no comércio informal. Estando o produto em boas condições de uso, é preciso certificar-se de que “aguenta” a potência do aparelho ou equipamento que se pretende ligar na extensão. Para ficar mais claro, veja os exemplos abaixo.
Como saber a especificação da corrente nominal em Amperes (A).
Observe a capacidade de corrente (“amperagem”) da extensão. Em geral, ela será de 3A, 10A ou 20A, de acordo com o tipo. Esta informação deve estar gravada no próprio corpo do produto.
Verifique na sequência a “amperagem” do aparelho ou equipamento que se pretende ligar na extensão. Esta informação também deve estar marcada no próprio equipamento.
Observamos que, neste exemplo acima, a extensão tem capacidade de “transportar” até 10A no máximo (marcada no plugue). E a furadeira “consome” 3,4A. Portanto, pode ser utilizada normalmente.
E quando os aparelhos tiverem a especificação em Watts (W)? Como saber se são compatíveis com uma extensão?
Compare as potências em Watts (W) da extensão e do aparelho/equipamento.
Esta informação pode estar marcada no corpo do produto, na embalagem e/ou no manual, nas especificações dos fabricantes de ambos.
Veja exemplo ao lado, considerando que o aparelho será ligado na rede de 127V~. As especificações da lavadora indicam que a potência “consumida” é de 1500W.
Agora, deve-se consultar qual a potência que a extensão “suporta”. Ela deve ser sempre maior que a potência do aparelho (por exemplo: 1600W). Assim poderá ser utilizada com segurança.
Confira aqui DICAS EXTRAS sobre as extensões!
Para extensões enroláveis, sempre desenrole completamente o “fio” antes de utilizá-las1. Assim você evita aquecimentos excessivos.
A tomada na qual a extensão será conectada não deve ser compartilhada como outros equipamentos. Evite também utilizar quaisquer tipos de adaptadores e multiplicadores (como benjamins).
Para equipamentos que possuem plugues de 3 pinos, é necessário utilizar também uma extensão de 3 pinos, ligada à uma tomada devidamente aterrada. Já os aparelhos com plugues de 2 pinos poderão ser ligados em extensões com 2 ou 3 pinos.
E é importante saber que as extensões elétricas comuns podem ser utilizadas em tensões de até 250V~. Ou seja: você pode usar a extensão em tomadas 220V~ ou 127V~.
Referências:
(1) Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) – https://bit.ly/2XDb7Eo – Informações ao Consumidor – Produtos Analisados – Extensão Elétrica. Acessado em 15/04/2020.
Reportagem “Seis dicas indispensáveis para garantir a sua segurança no uso de extensões elétricas”, publicada em 06/07/2016 – https://bit.ly/34BHJzS. Acessada em 15/04/2020.