Os incêndios causados por sobrecargas e curtos-circuitos ocuparam o segundo lugar no ranking de 2018, entre os acidentes que envolvem eletricidade no Brasil1. No ano de 2019, podemos citar dois casos recentes, o Museu Nacional2 e o CT do Flamengo3. De acordo com a imprensa, ambos os incêndios iniciaram por problemas nas instalações elétricas.
Algumas causas comuns dos incêndios de origem elétrica estão ligadas às instalações antigas, falta de manutenção, conexão de diversos aparelhos em uma só tomada, uso de produtos “piratas” e as famosas “gambiarras”.
E o que pode ser feito para evitar este tipo de acidente?
O primeiro passo é avaliar a situação das instalações elétricas. É evidente que o diagnóstico preciso só poderá ser dado por um profissional qualificado. Porém, há alguns sinais claros de problemas que devem ser resolvidos a fim de evitar acidentes, tais como:
Disjuntores desarmando ou “caindo” com frequência
Sobrecargas e curtos-circuitos não são eventos “normais”. Nestes casos, a orientação é nunca trocar por outros de maior capacidade. É preciso identificar as causar e resolvê-las.
Interruptores, tomadas e fios derretidos ou cheirando a queimado
São evidências de sobrecargas e/ou mau contato elétrico.
Choques elétricos
Os choques em aparelhos ou em partes acessíveis da instalação indicam que está havendo fuga de energia para a terra. Além de colocar em risco a vida das pessoas, alguns casos (como fios decapados) também podem provocar curtos-circuitos e iniciar um incêndio.
Oscilações de energia
Variações na intensidade da luz, queima frequente de aparelhos ou funcionamento instável dos mesmos em locais específicos do imóvel sugerem que a instalação não está dimensionada corretamente ou está com mau contato.
Excesso de aparelhos ligados em uma só tomada
Benjamins (tês) e filtros de linha somente devem ser usados com equipamentos que consomem pouca energia (como os eletrônicos em geral). Lavadoras de alta pressão, torradeiras, secadores de cabelo e afins poderão facilmente sobrecarregar estes acessórios.
A responsabilidade é minha, sua, dele… de todos nós!
Muitos perigos podem estar ocultos nas instalações elétricas e só serão encontrados pela análise de um profissional. É importante lembrar que qualquer reparo envolvendo eletricidade deve sempre ser feito por pessoas capacitadas.
A escolha dos materiais elétricos também é importante para assegurar a proteção das pessoas e do patrimônio. Procure usar sempre as melhores marcas, produtos de qualidade e procedência.
Referências:
(1) Anuário Estatístico 2019 – Ano base 2018, publicado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade. http://abracopel.org/ – acessada em 01/07/2019.
(2) Reportagem “Gambiarras nas instalações elétricas provocaram incêndio no Museu Nacional´, publicada em 04/04/2019.http://bit.ly/2Yt7Jd8 – acessada em 01/07/2019.
(3) Reportagem “Polícia indicia ex-presidente do Flamengo por mortes no CT do clube”, publicada em 11/06/2019 http://bit.ly/2XmfRPW – acessada em 01/07/2019