Plugue identificador de tensão
O plugue identificador de tensão é um meio simples, prático e seguro de saber se uma tomada é de “127V” ou 220V, através de indicação luminosa.
Por que temos tensões diferentes?
Quando o sistema de distribuição elétrica começou a ser utilizado no Brasil, não havia um padrão nacional a ser seguido. E como a implantação da rede foi realizada por diferentes empresas, ligadas ao Canadá e EUA, elas acabaram por adotar as referências dos respectivos países de origem, nas regiões onde atuavam.
Uma vez que o sistema foi posto em operação, os custos das modificações necessárias para a padronização tornaram o processo inviável.
Tensão ou voltagem: qual é o termo certo?
É comum ouvir afirmações do tipo: “Qual a voltagem da tomada?”. Mas “voltagem” é um nome popular. O termo técnico correto é tensão elétrica.
Também é importante saber que a tensão de “110V” é, na realidade, 127V, embora seja conhecida como “110V” na linguagem popular.
Como identificar a tensão de uma tomada?
Existem diversas formas de medir a tensão elétrica de uma tomada. Um aparelho identificador de tensão pode ser simples, como uma chave de teste ou chaveiro com indicador eletrônico, ou mais sofisticado, como por exemplo, um multímetro digital. Todos estes recursos podem ser encontrados com facilidade em lojas de materiais elétricos.
Em geral, algumas tomadas elétricas são utilizadas com maior frequência do que outras, sofrendo assim um desgaste mais acelerado, veja esta dica como substituir tomadas elétricas residenciais.
Em muitas situações do dia a dia, é comum encontrar tensões de 110V e 220V até no mesmo ambiente residencial ou comercial. Por isso, o risco de ter aparelhos queimados é alto.
Portanto, ter à mão um recurso prático, que permita saber a tensão correta da tomada antes de ligar um aparelho, poderá evitar grandes transtornos e prejuízos.